PAISAGENS
"NOTRE DAME"
No dia em a Catedral de Notre Dame arde levando consigo séculos de história a tristeza é indescritível. Olho o Pico como a nossa Catedral e imagino o que seria um dia acordar e ele simplesmente não estar lá! Não levo paz à mente de não ter podido ver tal obra de arte no seu verdadeiro esplendor. Talvez seja altura de pensar viajar mais e ver o que ainda resta de bonito neste Mundo.
"OUVIDOR"
Ouvidor (do latim audītor,ōris, 'aquele que ouve, auditor') era a designação dos magistrados que superintendiam na justiça das terras senhoriais, em Portugal. As suas funções eram semelhantes às dos corregedores nas terras diretamente dependentes da Coroa. As terras sujeitas a corregedores eram chamadas "comarcas" ou "correições" e as sujeitas a ouvidores eram chamadas "ouvidorias".
A designação "ouvidor" foi também a aplicada a magistrados do Império Colonial Português. No Brasil, durante o Período Colonial, os ouvidores eram os juízes colocados pelos donatário das capitanias.
in wikipédia"LIBERDADE"
E porque hoje se celebra o Dia da Liberdade no nosso país, usufruí desse direito e fotografei as Velas de uma forma diferente. Uma vista aérea deste pedaço de terra que tanto me fascina e que ao mesmo tempo tanto me confunde e no qual, a muito custo, eu teimo ficar. Com esta paisagem lembrei vários amigos que emigraram em busca de uma vida melhor e imaginei-me no lugar deles. Acho que ser ilhéu é mesmo isto, ser um pouco bipolar, num dia alegre para logo de seguida estar na melancolia. Espero que a minha imagem só traga alegria e boas energias a todos e que aproveitem a celebração deste 25 de Abril de 2018 sempre na confiança que a nossa liberdade seja algo inabalável e garantido.
"THE KEEPER"
Preservar as nossas tradições é algo que, já a algum tempo, tem sido feito. Esse trabalho que muitas vezes nos passa despercebido tornasse notável. Somos um povo crítico que muitas vezes reclamamos pelo que não é feito mas muitas vezes esquece-mo-nos de realçar o que é. Certamente todos nós adoramos passar na estrada da Urzelina e apreciar estes maravilhosos moinhos que fizeram parte das necessidades das populações. Uma prova do engenho humano e da persistência em ter melhor. Com isto em mente o meu trabalho tornasse equivalente, procurando fazes mais mas sempre melhor.
"BALTAZAR"
Num dia de grande tristeza dizemos adeus a uma pessoa que marcou a vida de muitos. O tão conhecido Baltazar que durante muitos anos viu gerações de jovens passarem por aquele que é o mais famoso café da nossa ilha. O Café Flor do Jardim a mim traz-me inúmeras memórias de risos e alegria na companhia de amigos. Por estas memórias tenho de agradecer ao grande Baltazar que dedicou a sua vida a manter este monumento da nossa vivência. É com grande tristeza que dedico esta fotografia a ele e espero com grande satisfação que um dia nos voltamos a encontrar.
"VIVÊNCIAS"
Das coisas que mais fascinam quem nos visita é sem dúvida a proximidade que temos com os nossos animais. A lida diária que os nossos lavradores têm com as suas vacas que reconhecem até o simples barulho da carrinha reconhecendo a mão que os alimenta. Neste contexto todos os outros que não são lavradores acabam por apreciar as nossas belas pastagens e a vida animal que se encontra mesmo à beira da estrada e que acaba por ser quase tão comum como a beleza do Pico que quase todos os dias apreciamos. Partilho esta imagem com a ideia de que nem todos nós nos apercebemos de uma simples coisa, a saudade! A saudade de quem por razões mais fortes do que o amor pela sua própria terra tiveram de emigrar para outro lugar ou até mesmo outro país e que, o que para nós é um dado adquirido como ver o Pico todos os dias, passa a ser uma memória saudosa da sua terra, dos seus amigos e mais importante da sua família.
Com esta ideia um pouco saudosista deixo esta imagem que retrata o que é a nossa maravilhosa paisagem e onde estes grandes animais a embelezam com a sua curiosidade e meiguice."MOONLIGHT"
Já deixa um pouco de saudades as noites iluminadas pelas estrelas que o Verão nos traz. Uma noite de lua misturada com um céu límpido e cheio de estrelas foi o tema para esta imagem. Fotografada no Miradouro das Manadas temos uma perspectiva nocturna de parte da costa Sul da Ilha de São Jorge muito agradável.
Deixo-vos com esta imagem que espero que gostem."DIA DOS NAMORADOS"
Visto estarmos a chegar ao Dia em que se comemora o Amor queria partilhar esta imagem que traz uma representação desenhada na pedra de uma das primeiras coisas que pensamos quando falamos em Amor, falo do coração. Engraçado que uma mistura de factores que nada têm a haver com o Dia dos Namorados pode trazer uma imagem assim. Espero que gostem da imagem e que vivam o Amor independentemente de ser Dia dos Namorados ou não.
"REBORN"
Em alguns momentos da nossa vida acho que todos nós sentimos a necessidade de nos fechar nos nossos pensamentos e procurar renascer dentro de nós. Se isto não é uma realidade para todos, para mim é! Neste momento essa é uma dessas fases. Peço desculpa a quem segue o meu trabalho por estar tão ausente no que toca a partilhas. Hoje partilho esta imagem fotografada num nascer do sol na Urzelina que muito prazer me deu fotografar e que me fez clarificar as ideias para projectos futuros. Brevemente novidades no que diz respeito a esses projectos.
"DREAMLAND"
Sei que o fim de semana se está a acabar mas isso não é razão para não apreciar o que a nossa ilha nos oferece mesmo até ao final do dia. O sol põe-se e o espectáculo começa. Um almoço tardio e exagerado trouxe aquela vontadinha de dormir uma soneca. Forte e determinado lutei de estômago bem cheio com todas as minhas forças contra essa vontade e lá peguei nas minhas tralhas e fui em busca de uma nova aventura. É assim que surge esta nova imagem. Fotografada hoje num sítio onde nunca tinha estado e onde certamente voltarei. Espero que gostem. Eu adorei!
"DIVIDED"
É sempre complicado quando nos sentimos divididos entre o que gostamos e o que que nos é garantido. Certamente já todos nós nos sentimos tentados entre arriscar em algo que muito gostamos e manter a calma e seguir um caminho mais seguro e pausado. Acreditem ou não este é um pensamento que muitas vezes me assombra e no dia que registei esta imagem era o que estava a pensar. Será que vale a pena ou não?
A dúvida é algo que nos consome."PATH"
Quem me conhece sabe que sou um apaixonado pela fotografia. Adoro registar emoções e momentos mas também tenho os meus próprios momentos de solidão e de introspecção. Nestes momentos o meu escape é, claro, fotografar. Vou fotografar paisagens as quais a nossa ilha nunca finda em me surpreender.
Num destes momentos a ida foi para um lugar que muito gosto na freguesia de Stº. Amaro. Estes lugar que tantas vezes me presenteou com imagens muito bonitas desta vez caprichou e acrescentou um arco-íris à cena.
Hoje partilho aqui convosco essa imagem. Espero que gostem tanto quanto eu."PATH OF STARS"
Embora esta altura do ano seja uma época dedicada quase por em cheio a casamentos e baptizados nunca deixo esquecer uma das minhas grandes paixões, a fotografia de paisagem. Neste tipo de fotografia ainda me encaixo mais na fotografia nocturna. Esta imagem em particular foi feita num daqueles dias em que a edição de vários trabalhos que estavam pendentes foi levada até mais tarde e quando decidi dar por terminado o meu dia vim à rua e dei de caras com um céu super nítido e cheio de estrelas. Após alguns minutos de contemplação o passo seguinte foi simples, pegar na mochila, saltar para o carro e ir fotografar. Espero que gostem desta via láctea tão definida e imponente.
"HEAVENS POOL"
Todos sabemos que a magia de São Jorge não se esgota e que a temática varia sempre. Desta vez os "Bocões" serviram de plano para criar esta panorâmica. Confesso que é um lugar difícil de fotografar devido ao seu grande tamanho. A sua imponência veio ser ainda mais abençoada, não fossemos estar no Espírito Santo, com a presença da Lua. Espero que seja uma imagem do vosso agrado porque me agradou muito fazê-la. Bom domingo.
"LIGHT STREAKS"
Correr atrás da luz perfeita para fotografar para além de ser uma aventura é um momento de contemplação, aprecia-se toda a paisagem até que o spot certo para captar o que estamos a ver se desenrola na nossa frente. No dia que fiz esta imagem já saí de casa bem em cima da hora mas ao mesmo tempo foi relaxado porque eu já sabia para onde queria ir. A freguesia de Santo Amaro com as suas belas pastagens mostrou-se exactamente o que eu imaginava e o sol e as nuvens fizeram a magia final. Resultado final mais esta imagem que partilho convosco e que espero que gostem tanto quanto eu. Obrigado pela visita.
"TEMPESTADE"
Há um velho ditado que diz que depois da tempestade vem a bonança. Tenho de admitir que embora isso seja uma realidade também na tempestade se encontra beleza. Exemplo disso é esta fotografia onde as brutais nuvens de chuva se aproximavam e com elas traziam a cor que o sol lhes passava funcionando como uma espécie de prisma. Não me canso de captar imagens desta maravilhosa Vila porque como ainda hoje me disseram, por muito que fotografamos o mesmo lugar as fotografias são sempre diferentes e cada uma com uma beleza muito própria. Espero que gostem desta partilha.
"Elementos"
Passar o fim de semana na Fajã de São João com bons amigos é algo que me deixa muito feliz, junta-se a isso a oportunidade de fotografar o nascer do sol na ponta mais a oriente da nossa Ilha e o resultado é pura felicidade. Esta é uma panorâmica de onze fotografias que juntas dão o impacto visual da imponência deste lugar.
"TITANS"
Como dois titãs os morros que rodeiam esta baía se defendem do poderoso mar. Lentamente a batalha vai sendo perdida mas como alguém uma vez disse, nada se perde tudo se transforma. Com base nessa transformação até nós vamos evoluindo a cada dia que passa. Uma baía melancólica que nos banha com mar e com sol esta Baía entre Morros na Vila das Velas.
"SPOT OF COLOR"
Muitas vezes sair para fotografar um nascer do sol não quer dizer que vamos ter aquela cor avermelhada e alaranjada cheia de calor e energia, muitas das vezes o que acabamos por ter são os verdes naturais às nossas ilhas e o azul do céu refletido no mar. Não é de forma alguma algo que não me agrade, mas como nós próprios temos dias de menos calor e energia também o sol se dá ao luxo de o fazer. Temos pessoalmente, como na natureza, aprender a viver com essas situações e fazer delas um dia bonito. Foi com esse mesmo pensamento que fiz esta fotografia pensando sempre que mesmo que o dia esteja azul à sempre uma imagem bonita para dele captar!
"I STAND ALONE"
Um dia fantástico e onde se adivinhava muita cor eu, o meu filhote e a minha cara metade fomos visitar uma pequena praia perto da Queimada. Este local pacífico e ao mesmo tempo misterioso, tinha na areia várias "Caravelas Portuguesas" trazidas pelo mar. Este "animal" que começa a dar à costa nesta altura do ano tem propriedades muito interessantes. Convido-vos a ler sobre o assunto.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caravela-portuguesa"Burning Sky"
Mais uma daquelas saídas em que todos diziam, isto hoje não vai dar nada. Teimosia e perseverança fez-me manter a minha opinião de que seria um pôr do sol daqueles de cair o queixo. Resultado final? Olhos esbogalhados enquanto freneticamente carregava no botão da câmera na ânsia de não perder pitada de cor e luz do que me estava a aparecer em frente. Nesta visita às mágicas Manadas uma série de imagens de qualidade vieram para casa e hoje partilho esta convosco. Espero que gostem.
"The Dragon"
Todos nós, jorgenses, conhecemos a história que roda em torno da nossa ilha em forma de dragão. A grande luta do cavaleiro com o dragão.Consta que, quando do falecimento de sua mãe, ele, tomando sua vultosa herança, tudo doou aos pobres e necessitados, causando tal fato surpresa na corte imperial, a qual ainda desconhecia a fé cristã de Jorge.
Em 302, Diocleciano (influenciado por Galério) publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos declarou-se cristão. Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar aos deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade e muitos romanos, tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia, na Ásia Menor.
Nesta altura da Páscoa é bom lembrar este tipo de atitude nobre e pensar que todos nós Jorgenses, ou não, muito temos de lutar na nossa vida por aquilo que acreditamos e almejamos."Windmill"
Um dos lugares que menos tenho explorado na ilha, presenteou-me nesta semana com uma série de imagens que muito me agradaram. Esta é a terceira dessa série e este lugar são as Manadas. Situada na costa sul de São Jorge, as Manadas tem uma mística de luz que contrasta com os pretos profundos das rochas e as cores quentes do céu.
"Even in the shadows there is light"
Tenho, ultimamente, me apaixonado cada vez mais pela fotografia nocturna. Exemplo disso é a fotografia que aqui partilho, fotografada com o uso de uma longa exposição e com "light painting". O Farol dos Rosais na Ilha de São Jorge - Açores, é um sítio com uma mística que até arrepia, um lugar de silêncio que ajuda a pôr o turbilhão do dia em paz. É, como vários nesta fabulosa ilha, uns dos meus lugares de eleição para fotografia. Nesta imagem e por tudo o que senti no escuro deste lugar decidi que a mesma fosse em preto e branco saindo um pouco da cor que tanto gosto!
"Presépio"
Vila das Velas fotografada numa noite de lua cheia. Esta fotografia faz parte de uma sequência de imagem relacionadas com as paisagens da Ilha de São Jorge num ambiente nocturno. São imagens que todos podemos ver estando nos lugares certos à hora certa, dificil e desafiante é passar este tipo de imagem para um registo fotográfico. Devido a essa dificuldade e desafio e sempre com a vontade de apresentar um trabalho digno da qualidade paisagística desta maravilhosa Ilha partilho convosco esta panorâmica da Vila que muito me agrada.
"Full Moon"
Esta imagem é a segunda de uma série sobre as Manadas. Depois de um por do sol fantástico, cheio de cor e harmonia, levanta-se atrás da serra a Lua, esta tão grande e cheia que me deixou a mim e à minha companheira Paula completamente sem palavras. Sem sequer pensar no momento que se desenrolava na minha frente, quase que automaticamente, preparei a camera, enquadrei e logo na primeira imagem fiquei relaxado e pude apreciar o resto da magia de estar presente naquele momento mágico.
"Fire in the Sky"
Miradouro das Manadas - Ilha de São Jorge Açores. Este lugar com uma vista magnifica é pelas suas particularidades um dos sítios que mais me desafiaram a fotografar. Depois de dezenas de tentativas e horas passadas em busca da melhor luz chegou finalmente o dia em que fiquei maravilhado e quase dormente pelo foi apresentado na minha frente. O resultado partilho convosco. Obrigado pela visita.
"Trail of Flowers"
Podemos imaginar que esta maravilhosa Vila das Velas já está mais que fotografada, no entanto, cada dia que passa a mesma nos surpreende com uma nova forma de se mostrar. Desta vez o "Carregadouro" da Queimada serviu como "spot" para captar uma nova imagem. Aproxima-se a Primavera e as flores começar a despontar colorindo, em conjunto com o céu, e servindo como o complemento perfeito para enquadrar a Vila.
"Misty Land"
A freguesia de Santo Amaro em São Jorge é um dos meus lugares de eleição para a fotografia. É certo que é um sitio que me obriga a insistir vezes sem conta até conseguir ter a imagem que eu quero mas, quando me presenteia com algo é sempre cheio de cor e com um toque de magia. Tive essa experiência para captar esta fotografia, foram necessários inúmeras idas em dias seguidos até ter este resultado.
"Bring on the color"
Imagine-se um dia inteiro a olhar o Pico o céu, o sol, as mudanças e variações constantes das nuvens levadas pelo vento e pensar, nunca mais chega a hora de sair para ir fotografar! Quando finalmente essa hora chega vem a correria de mudar de roupa, pegar no material fotográfico, agarrar um casaco, porque sim esta parte aprendi a não esquecer, e correr o mais rápido possível para um sítio perto para não perder o espectáculo de cor que nos deixa rendidos e boquiabertos. Um desses sítios é sem dúvida o "Carregadouro" da Queimada. Este lugar já me deixou completamente rendido às suas maravilhas e fica a 10 minutos de casa.
"Raining"
Quando o mau tempo nos Açores é noticia nacional é este o cenário que enfrenta-mos. Uma delícia para os olhos e uma "aragem" para os cabelos. Este é o exemplo perfeito disso, a belíssima fajã do Ouvidor, situada na freguesia do Norte Grande em São Jorge. Ser contemplado com tamanha beleza é uma das coisas que me faz adorar o facto de ser Açoriano e principalmente Jorgense. Boa semana a todos.
"Dinossauro"
Fotografar na Caldeira de Santo Cristo é como viajar para outro país, um daqueles países exóticos que tanto apreciamos e até, algumas vezes, invejamos. Mas querem saber? É nosso e está mesmo no nosso "quintal". Convido a quem tiver a oportunidade, saúde e tempo , a visitar e apreciar com olhos de quem olha para uma fotografia.
"Star Trek"
Sabem porque fotografo? Primeiro de tudo porque me relaxa e me faz sentir bem. Segundo porque posso levar imagens como esta a casa de todos. É com essa ideia que quero continuar a fazê-lo e foi o que me levou numa noite de céu bem estrelado a subir ao Morro Grande, também conhecido por Morro das Velas e esperar até cerca da uma da manhã para conseguir captar uma forma diferente de olhar a nossa Vila. Esta fotografia insere-se num tema que muito me apaixona, a fotografia nocturna.
"MAR DE PRATA"
Esta fotografia nasceu da primeira ida do meu filho, agora com 8 anos, ao Morro das Velas. Um dia lindo com uma luz maravilhosa e com a melhor companhia lá fomos os dois numa aventura para ele conhecer o "guardião" da Vila das Velas. Preparamos umas sandes e sem grandes demoras caminhamos. Houve de tudo, correria, risota, uma "cacetada" com uma pedra num dedo que fez sangrar, mas tudo isto fez parte da construção de uma memória que se mantém só com os bons momentos e com o registo desta imagem do Pico envolto num manto de nuvens e adornado com a neve que o faz ficar ainda mais bonito.
"Sun is up!"
Adoro, como quem me conhece sabe, fotografar a "minha" Ilha mas o Topo e este fantástico Ilhéu estavam-me a falhar, não por já não ter lá ido vezes sem conta, mas sim porque ainda não tinha encontrado as condições ideais.
Desta vez fui agraciado até com um bando de gaivotas que insistiram, e ainda bem, ficar na fotografia.
Tudo começou às 5 da manhã, quando me levantei ansioso e necessitado de café com o Pedro, com duas horas de sono, à porta pronto para caminhar! Uma hora e meia depois e com muito nevoeiro passado na Serra do Topo chegamos ao sítio que tínhamos decidido para fotografar. Muita galhofa, fotografias de amigos e risota e saímos com baterias recarregadas e prontos para enfrentar a nova semana.
Espero que consiga partilhar nesta imagem tudo o que experiência-mos neste dia."Dark Hole"
Nem os cortantes 4 graus que se faziam sentir quando o sol se pôs me fizeram desistir de permanecer no topo deste Pico que tem tanto de místico como de hipnotizante. Trazer esta maravilha na minha câmera fez valer cada salto e tremelique que tive de dar para me aguentar firme. A baixo uma pequena descrição sobre este lugar.
O Pico da Esperança é uma montanha vulcânica localizada no freguesia do Norte Grande, concelho de Velas, ilha de São Jorge,Arquipélago dos Açores. Esta montanha deve a sua origem a um vulcão localizado na serra que da forma a cordilheira central da ilha de São Jorge e é a maior montanha desta ilha elevando-se até 1053 metros de altitude.1
Esta elevação que é a mais alta da ilha permite avistar em dias de céu sem nevoeiro uma paisagem que se estende por centenas de quilómetros em seu redor. Do cimo do cone vulcânico avistam-se muitas das fajãs da ilha bem como a ilha do Faial, a ilha do Pico nas vertentes voltadas ao Sul e a Ilha Terceira e a ilha Graciosa na vertente voltada ao Norte. “in Wikipedia”"Evolution"
Fotografia da Vila das Velas fotografada do barco Gilberto Mariano numa viagem de aventura ao Pico.
Engraçada esta viagem porque achamos que de Verão o tempo está sempre excelente, certo? Se respondeu sim errou, porque mesmo de Verão o tempo pode mudar para chuva torrencial e, claro, eu tinha de levar com ela. Neste dia a aventura era, viajar até ao Pico, pegar no carro e correr até às Lajes para ver o Anselmo Ralph, até aqui tudo bem. Pior foi que a chuva apareceu, o Anselmo não cantou devido a problemas técnicos e nem tínhamos tenda montada! Eu disse que era aventura! Resultado final, viagem às 3 da manhã de carro no meio de chuva torrencial até à Madalena para montar tendas e dormir, que até correu bastante bem. Bom disto tudo foi que consegui ser abençoado por este maravilhoso pôr do sol e memórias que ficaram para sempre."Urzelina"
Fotografia de parte da freguesia da Urzelina ao pôr do sol.
Enquanto se ultimam os preparativos para as ceias de Natal, eu, dou uma fugida a esta zona que tanto me agrada e aproveito para fazer umas fotografias. Um pôr do sol de Dezembro que nos deixa sempre maravilhadas com a sua quantidade de cor e premiado com esta Aloe Vera que ainda embeleza mais uma paisagem que já de si é de uma beleza estonteante!"The man and the ocean"
Se existem lugares onde podemos passar o tempo sem dar por ele, este é sem a mínima dúvida um deles. Fajã da Caldeira de Santo Cristo um lugar mágico. Aqui pode desfrutar da natureza no seu maior esplendor seja a passear nos trilhos pedestres seja na calmaria da Lagoa que providencia as famosas amêijoas se São Jorge.
FajacaldeiraSantoCristoilhasSão JorgeAzoresAçoresvilaPortugalparadiseparaíso