Fotógrafo de Casamento nos Açores. O que ter em conta antes de contratar?

Vais casar nos Açores?

Estes são os passos para encontrar o fotógrafo de casamento para o teu Dia!

Todos sabemos quão difícil é a organização de um Casamento. Todo o planeamento que envolve o grande dia e os detalhes que não podem escapar. Se planeou casar nos Açores, parabéns por essa maravilhosa escolha. Os Açores são um destino para casamento cada vez mais procurado. Mas deixa-me dizer que provavelmente vai precisar ajuda na escolha do seu fotógrafo e é por isso que estamos aqui.


Vamos dividir este assunto em tópicos formando uma espécie de objectivos a completar e que com a finalização de um deles podemos passar ao passo seguinte para sermos bem sucedidos no final.


Que passos são estes? Fácil!

- Definir um estilo e orçamento

- Pesquisa

- Entrevista pessoal

- Decisão

- Contrato

Estes são tópicos baseados numa referência para casamentos em Portugal, falamos da Zankyou. Esta empresa leva a sério o seu trabalho e procura sempre ajudar quem os procura, sendo uma base de dados de qualidade e que serve como alicerce na organização de qualquer casamento.


Definir um estilo e o orçamento

Há quem diga que um fotógrafo de casamento é definido por estilos como o fotojornalístico, um estilo mais natural ou até mesmo um estilo clássico, glamoroso. Não se deixem levar por esta teoria porque um fotógrafo de casamento deve abranger todos estes estilos no vosso dia de casamento. O acompanhamento do dia vai desde a fotografia de produto como por exemplo as alianças, sapatos, vestido, perfume, entre outros detalhes. A fotografia de moda, glamorosa do retrato da Noiva, o fotojornalísmo do acompanhamento rápido da cerimónia e do copo d'água onde o objectivo é não perder momentos importantes. Onde temos um estilo definido é na apresentação final das imagens onde aqui sim, podemos ver a marca que distingue cada fotógrafo de casamento com a sua edição mais natural com tons pastel e luzes mais claras ou num toque mais melancólico com sombras mais escuras e cores mais fechadas. Nada de errado em nenhum destes estilos desde que a imagem seja bem captada inicialmente. Certo é que um fotógrafo de casamento deve ter o seu estilo definido visualmente para que quem o procura saiba exactamente o que irá receber.

No que toca a orçamento vamos pensar que já definiram o vosso orçamento geral e que aqui definiram a fatia de 12% a 15% para a equipa de fotógrafo de casamento e videógrafo. Tenham sempre em conta que estes profissionais irão entregar as memórias que perduraram pelo tempo, reforçando o imaginário daquele dia que será sempre fantástico. Prefiram contenção noutros aspectos mas nunca no que irão investir com o vosso fotógrafo de casamento.

Pesquisa

Pesquise, pesquise e pesquise! Este é o melhor conselho que alguém lhe poderá dar. Qualquer fotógrafo de casamento que se preze terá online vários exemplos do seu trabalho. Veja exemplos de trabalhos recentes. Porquê? Pela razão do tópico anterior, o estilo!

É certo que o fotógrafo de casamento tem um estilo definido e que o representa mas o mesmo vai tendo evoluções com o tempo e por isso os trabalhos mais recentes serão uma representação mais exacta e aos que deverá dar mais atenção.

Faça este trabalho com antecedência para que possa agendar reunião com os candidatos a seu fotógrafo de casamento. Isto traz-nos ao próximo tópico.

Entrevista pessoal

Guarde tempo e dê preferência a uma reunião presencial mas se tal não for possível faça uma video chamada. Conheça a pessoa que poderá registar um dos dias mais importantes da sua vida. Faça perguntas e entenda a disponibilidade para que este fotógrafo de casamento seja mais que isso, seja um amigo para toda a vida. Este profissional certamente terá dicas úteis e contactos que podem ajudar, podendo indicar maquilhadora, cabeleireiro ou mesmo loja de vestidos de noiva. Vamos fazer um exercício pondo a hipótese de que vive em Lisboa, quer casar na Ilha de São Miguel mas gostou do estilo que um fotógrafo de casamento da Ilha de São Jorge apresenta. No entanto, ficou com a ideia que esta será uma despesa adicional  elevada e por isso prefere escolher um fotógrafo de casamento local. Pense melhor e não deixe que isto afecte o tópico seguinte.

Decisão

A decisão deve ser baseada em todos os factores anteriores mas principalmente baseada na comunicação. Faça perguntas ao candidato e entenda que no caso do exercício anterior, as viagens inter-ilhas tem um preço máximo tabelado para residentes fazendo com esse fotógrafo de casamento já saiba quanto irá pagar pela sua deslocação. Aqui poderá fazer um julgamento mais baseado se o valor é realmente justo para ter aquele determinado fotógrafo no seu dia.

Contrato

Por fim e chegada à decisão não deixe de ter por escrito tudo o que foi acertado com o seu fotógrafo de casamento. Desta forma poderá proteger-se a si mas também ficar determinado quais as responsabilidades para ambos os lados. Não deixe de o fazer.


Como fotógrafo de casamento recomendo sempre que comecem o planeamento do vosso dia com pelo menos 15 meses de antecedência. Desta forma conseguiram com relativa agilidade gerir todos os detalhes. No entanto, se possível, acho que a inclusão de um Wedding Planner se esteja a tornar cada vez mais imprescindível e aqui não posso deixar de referir a Weddimoon como a referência neste momento nos Açores para quem quer ter ao seu lado pessoas preocupadas e profissionais.


Se aguentaste a ler até aqui foi porque este texto realmente serviu o seu propósito de ser uma ajuda na pesquisa para o seu fotógrafo de casamento nos Açores.

Faz parte da nossa lista de emails e recebe mais informações

que podem ajudar na organização do teu casamento.


  • No Comments
Powered by SmugMug Owner Log In